Como vender pela internet sem ter loja virtual? Confira aqui.
Infelizmente estamos vivendo uma situação inesperada que atingiu o mundo inteiro. Não importa o tamanho do negócio, todos, sem exceção, estão enfrentando dificuldades com a pandemia.
Nestas horas só há duas formas de encarar a situação: jogando a toalha ou fazendo de um limão, uma limonada. Mas como todo bom empreendedor sabe, desistir nunca é uma opção, ainda mais porque obstáculos sempre farão parte de sua jornada.
Não há mal que dure para sempre, logo, esta crise terá o seu fim, a grande questão é a maneira como você escolherá fazer a travessia.
Existem duas estradas, uma se chama conveniência, quem a escolhe aguarda tudo passar enquanto faz mais do mesmo, apesar de sentir que as coisas estão diferentes e não caminham bem. Na maior parte das vezes as pessoas não a pegam por escolha, mas por falta de uma sinalização correta quanto outras direções a serem tomadas.
A outra estrada se chama crescimento, alguns tem a falsa impressão de que este caminho exige mais, mas fique tranquilo, todo combustível necessário encontra-se em você mesmo, abasteça-se com força de vontade.
Pronto para seguir viagem? Então vamos mostrar alguns acessos para você começar a partir de agora a dar um novo rumo ao seu negócio.
Listamos ferramentas que farão você reestabelecer o seu contato com o cliente de forma gratuita e, caso ainda não tenha marcado sua presença na internet, esta será uma excelente oportunidade para iniciar, afinal, atualmente ter um ponto na internet é tão importante quanto fisicamente.
Com o passar do tempo você perceberá que, alguns recursos que adotou apenas como forma de equilibrar receita, se tornarão parte importante do seu faturamento e, quem sabe até, servirão de gatilho para passos mais elaborados na internet.
CATÁLOGO WHATSAPP
Pouca gente sabe, mas você pode baixar o aplicativo do WhatsApp Business no seu celular, com ele é possível criar um catálogo de produtos e enviar sempre que for solicitado pelo seu cliente. Caso haja interesse, no final é só mandar o link de pagamento usando alguma ferramenta como Pagseguro, por exemplo.
LOJA FACEBOOK
O Facebook permite que seus produtos sejam cadastrados na sua página através de uma guia chamada loja. Ao adicionar esta guia o Facebook perguntará como você deseja que os clientes finalizem a compra: através de mensagens enviadas pelo Messenger ou link para sua loja virtual. Se você ainda não tem loja virtual é só escolher a opção mensagens.
PERFIL NAS REDES SOCIAIS
Esta dica se aplica muito bem para serviços ou produtos. Faça postagens caprichadas, seja cativante no texto, use suas melhores fotos. Importante, cuide bem do seu atendimento, responda rapidamente e com zelo. Ofereça alternativas caso não possa atender o seu cliente. Não há nada pior que a decepção de respostas rasas ou a falta delas.
Dica extra
Impulsione sua publicação. Sem investir em publicidade paga você poderá se frustrar com os resultados.
MARKETPLACES
Você pode vender em grandes lojas como Magazine Luiza, Americanas, Submarino, Casas Bahia, entre outras. Para isto basta realizar o cadastro no site destas empresas e aguardar o retorno. Existem empresas que gerenciam todo o processo e com um único cadastro você vende simultaneamente em todas. Mas se você quer iniciar para já, o Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, basta acessar o site, criar sua conta e começar a anunciar seus produtos e serviços.
Importante
Vender por estes canais é promissor, mas pense que seus produtos servem de iscas para o crescimento deles, seus clientes serão em primeiro lugar deles e quem define as regras do jogo são eles, mas isto fica para um próximo post…
Por fim, foque sempre na solução, não no problema.
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