Bem-vindo ao fantástico universo das empresas que se comunicam



Brinquedos Pica-Pau escolhe Imaginara para criar sua nova marca

Nova marca Brinquedos Pica-Pau

Redação - outubro 9, 2018

Com mais de 55 anos, a Brinquedos Pica-Pau era no início uma pequena fábrica com apenas alguns produtos em linha. Ao longo dos anos a fábrica passou por muitas intempéries e seus fundadores tiveram que superar tempos difíceis no Brasil ocasionado por turbulências econômicas e políticas.

As dificuldades, no entanto, provocaram a empresa a buscar novas estratégias, a capacidade de análise do cenário brasileiro e adaptabilidade, possibilitaram que em 2016 a Pica-Pau atingisse números surpreendentes.

A ampliação da estrutura fabril foi mais do que necessária ao alcançarem um portfólio com centenas de produtos nacionais e importados. Impulsionado por este crescimento, a empresa entendeu que já estava na hora de rever seu visual e ter algo mais alinhado com a força que estava ganhando na categoria.

Esta, contudo, foi uma decisão especialmente difícil para o diretor, José Konig, que havia herdado o comando da empresa de seu pai, sendo o responsável pela transformação da Pica-Pau.

Para ele, a marca era mais do que um símbolo que representava a Pica-Pau e se confundia com sua história pessoal de muita luta e sacrifício em prol dos negócios.

Nesse momento é que a agência entra com sua capacidade de entender a sua função. É necessário ter a sensibilidade de enxergar que o cliente não contrata simplesmente a criação, há por traz disso sua aposta para que cada peça desenvolvida carregue junto seus sentimentos, sonhos e propósitos.

A Pica-Pau atingia 55 anos de histórias sem se quer antes cogitar a possibilidade de trocar a marca. A escolha de quem teria tal missão dependeria da certeza que seus gestores teriam da execução com o olhar atento para seu passado e perspectiva de futuro.

“Envolver o coração numa área como a nossa não é problema, pelo contrário, sentimentos fazem parte para entender o ser humano e o propósito da criação. Então arregaçamos a manga e pensamos em tudo que a Pica-Pau foi, será e na família como um todo”. Disse Camila Equezeto, fundadora da Imaginara.

Ao pensar na nova marca, a Imaginara, queria manter o elemento lúdico do Pica-Pau batendo em um tambor. Ao mesmo que este tipo de brincadeira pudesse transmitir um ar mais tradicionalista das brincadeiras simples de infância, os traços deveriam se comunicar com as características das crianças atuais.

Outro grande desafio foi manter as cores primárias da empresa, preto e vermelho, sem comprometer a leveza que uma marca infantil exige.

A pedido do cliente, um pequeno box deveria ser inserido na marca para preservar a legibilidade da mesma. Para isso o quadrado de cantos arredondados foi empregado levemente inclinado, simbolizando uma pecinha de jogo espalhada.

Ao final, ficamos felizes com o resultado e mais do que isso, por termos atingido a expectativa do cliente em mudar algo que lhe era tão valioso.

A marca foi a porta de entrada para uma grande parceria, atualmente a Imaginara é a agência responsável por criar todas as embalagens da Brinquedos Pica-Pau.



IMAGINARA
COMUNICAÇÃO

11 2451 1422

11 94798 1742

De Segunda a Sexta das 9h às 18h


Receba notícias do nosso mundo